segunda-feira, 14 de maio de 2018

Randomicidades do mês: abril/2018 - Livros

Como não podia deixar de ser, estou com os posts todos atrasados aqui no blog. Preciso recuperar minha antiga vontade de escrever, mas tá difícil...

Em abril, vi um monte de filmes e terminei um número razoável de séries, por isso vou deixá-los para uma segunda parte do post, para não ficar longo demais.

Livros


País sem chapéu – Dany Laferrière
Após vinte anos de exílio, o protagonista volta ao Haiti, reencontrando a família, os amigos, os lugares de sua infância e juventude e os costumes locais. Ele logo se interessa pelos relatos de mortos que vagam por aí e parte atrás de respostas para entender melhor seu país natal. Não conhecia nada da literatura haitiana, então foi um primeiro contato interessante.
Nota: 3


Neuromancer – William Gibson
É um clássico da ficção científica, mas eu achei de uma chatice tremenda. O livro conta a história de um ex-cyber cowboy banido da matrix que se envolve em um novo caso perigoso. Achei o livro arrastado e confuso, principalmente nos momentos em que os personagens estão no cyberespaço. É uma grande pena, pois a edição é linda. Curiosamente, gostei mais dos contos que essa edição traz no final do que do romance.
Nota: 2


Sempre vivemos no castelo – Shirley Jackson
Merricat, Constance e o tio Julian vivem com o mínimo contato possível com outras pessoas desde que o resto da família morreu de envenenamento e Constance foi acusada de assassinato. Apesar disso, eles levam uma vida bastante tranquila, até que a chegada de um primo transforma suas rotinas. A narração de Merricat, infantil e imaginativa, mas bastante observadora, ajuda a criar o clima misterioso e estranho.
Nota: 4


O mundo explicado por T.S. Spivet – Reif Larsen
T.S. Spivet é um garoto muito inteligente que adora desenhar mapas. Ao ganhar um prêmio, ele parte sozinho em uma jornada pelos Estados Unidos, descobrindo mais sobre si e sobre sua família no caminho. O livro apresenta ilustrações, mapas, diagramas e anotações que Spivet fez, o que é interessante, mas às vezes atrapalha o fluxo da leitura. O que mais me incomodou no livro, no entanto, foi a tentativa de abarcar diversos tipos de história em um único romance. É como se o livro não soubesse muito bem se quer ser um drama familiar, uma narrativa de viagem ou uma aventura com sociedades secretas, e nenhuma das partes é muito bem conectada ou concluída.
Nota: 3


The Garden Party – Katherine Mansfield
O livro reúne quinze contos bem variados. Alguns eu já tinha lido antes, como "Miss Brill", o meu favorito, mas a maioria me era desconhecida. São histórias que a princípio parecem simples, apenas vislumbres das vidas dos personagens, escritas de uma maneira que lhes dá muita profundidade.
Nota: 3,5


Lady Susan – Jane Austen
Não sou grande fã da Jane Austen (e estou adiando até hoje a leitura de Orgulho e preconceito), mas fiquei curiosa a respeito desse livro porque ele apresenta uma protagonista diferente das outras obras da autora. Lady Susan é uma viúva que tenta empurrar a filha para um casamento por dinheiro enquanto se diverte seduzindo homens e procura um marido ainda mais rico para si. A personagem é ardilosa e manipuladora, o que torna o livro bem divertido.
Nota: 3

Quadrinhos


Epileptic – David B.
Quadrinho autobiográfico sobre a experiência do autor com o irmão epiléptico, Jean-Christophe. Os ataques epilépticos constantes do irmão afetaram a vida de toda a família e levaram os pais a buscarem todo tipo de cura, como acupuntura e temporadas em comunidades macrobióticas, sem sucesso. Achei a HQ meio longa demais e repetitiva, com explicações desnecessárias sobre cada tipo de tratamento, mas isso se explica em parte pelo fato de ela ter sido publicada originalmente em vários volumes. Me incomodei um pouco com a maneira que o irmão do autor foi retratado, como se fosse um preguiçoso que culpa a doença para não fazer nada. Me pareceu meio cruel, sei lá.
Nota: 3

Aquisição


Participei de uma feira de trocas, mas acabei trocando só um livro. Tenho curiosidade em conhecer algo desse autor.

---

Por enquanto é isso. Em breve publico o post dos filmes e séries. ;)

2 comentários:

  1. Sempre vivemos no castelo <3
    Tenho curiosidade/medo/preguiça de ter essa série Neuromancer (por enquanto a preguiça está vencendo...hahaha)
    Não sabia que tinha livro da história do T.S. Spivet. Vi o filme uns anos atrás e gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha preguiça de ler Neuromancer. Depois de ler, acho que eu devia ter deixado a preguiça vencer por mais tempo. :P
      Tenho curiosidade em ver o filme do T.S. Spivet. Imagino que o filme tenha uma história um pouco mais coesa.

      Excluir