quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Frans Brüggen

Hoje morreu Frans Brüggen, flautista e maestro holandês que ajudou a popularizar a flauta doce, esse instrumento sempre relegado e estigmatizado. Quando vi a notícia fiquei atônita. Muitas pessoas famosas estão morrendo esses dias, mas em nenhuma ocasião me senti dessa forma.

A verdade é que eu não acompanho a carreira do Brüggen e o fato de ele estar vivo ou morto não faz diferença na minha vida, porque não é como se ele ainda tocasse flauta doce atualmente ou eu fosse assistir a orquestra dele ao vivo. Mas a questão aqui é que Frans Brüggen é meu modelo de perfeição na flauta doce, e tudo isso começou por causa do seguinte vídeo:



A primeira vez que que vi esse vídeo dele tocando, nem liguei muito. Na segunda vez, comecei a gostar, e depois disso não consegui mais parar. Não entendo muito de flauta doce nem de música em geral, mas tem algo na maneira que ele toca essa música que me fascina. Ele faz tudo parecer tão fácil e transforma uma música que já é linda em algo ainda melhor. Foi esse vídeo que me fez perceber que a flauta doce pode sim ser um instrumento sério como outro qualquer e produzir obras magníficas quando bem tocada, e isso me motivou muito a levar meus pseudo-estudos mais a sério.

Posso não pegar na flauta há quase um mês, mas sempre que me desanimo, penso no trabalho do Brüggen e volto a ter esperanças de tocar algo decente um dia.

Aqui mais uns vídeos do Brüggen em ação:




E aqui ele como maestro:

E aqui um texto da Gazeta do Povo que achei interessante para quem quiser conhecer mais sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário